sábado, 14 de janeiro de 2012

Como funciona a bússola digital nos smartphones e tablets.

iPhone 3GS.
Imagem: MacMagazine
Depois que o iPhone 3GS foi lançado em 2009 com uma bússola como app nativo, virou moda os smartphones e tablets vindo depois dele (olha a Apple criando moda ai) também terem essa função. Seja por meio de app nativo (Compass, no caso do iPhone 3GS), ou por meio de apps de terceiros (no android e no iPad), a bússola está sempre presente nos Gadgets. Mas, você já parou para pensar como ela funciona? Se o principio básico de bússolas é que a agulha tem um imã na ponta que sempre aponta para o norte magnético da Terra, como ele sabe sempre apontar para o norte se uma bússola não cabe ali dentro? Pois é, fiz essa mesma pergunta em agosto/2009, a primeira vez que vi um iPhone 3GS e agora respondo para vocês.

Quem acha que tem uma agulha dentro do gadget e um sistema "lê" ela e passa as informações na tela, quase acertou. O sistema é só um pouquinho mais complexo para caber dentro de um aparelho. No lugar da agulha comum nas bussolas, o aparelho tem um sistema de bobinas que "sentem" o maior campo magnético, que no nosso caso é o norte, e indicam para o aparelho para onde o aplicativo tem que apontar.

Esse sistema já é utilizado a algum tempo, antes da grande jogada da Apple de colocar no iPhone, em navios mais modernos. Para ser mais preciso boa parte de embarcações modernas na década passada, utilizam o sistema desde 2001.

CALIBRAR O APARELHO COM UM "8"

Mensagem de interferência no iPhone.
Imagem: Blog do iPhone
Como essas bobinas estão sempre indicando o campo magnético mais forte, quando você está próximo de alguma fonte eletromagnética (aparelhos que contenham imã como fone de ouvido, monitores, tvs, paineis de carro, etc.) ele percebe que isso é uma interferência e pede para você se afastar dela para os resultados serem mais precisos. Mas caso não seja possível se afastar, você pode fazer o movimento de um 8, o símbolo do infinito, e calibrar o aparelho. Quando a mensagem sumir, pode voltar a usar a sua bússola digital porque ela já vai estar calibrada.












Quer impressionar os seus amigos com uma forma like a ninja de calibrar a sua bússola? Veja o vídeo:


E é isso, até a próxima, comentem, compartilhe as suas dúvidas e divulguem o blog (:

7 comentários:

  1. Adorei o post, me esclareceu diversas dúvidas. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela postagem. Esclareceu minha dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Valeu. Já imaginava no sistema de uma bobina.

    ResponderExcluir
  4. Valeu. Já imaginava no sistema de uma bobina.

    ResponderExcluir
  5. E quando a bussola não vem instalada de fábrica no celular? Se eu baixar um aplicativo-bussola, como ela funciona se o aparelho não possui os sensores embarcados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o aparelho não vier com o sensor instalado no hardware, o app não vai funcionar.

      Excluir